sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Que tema escolher para a festinha de meu filho?


Shurek, Garfiel, Fiona e outros personagens da ficção. Quem nunca assistiu esses personagens na TV, cinema ou os viu em parques de diversões? É contagiante a alegria que eles passam, parece que tudo é mil maravilhas. Não existe tristeza, há não ser em momentos da estória que logo se reverte em felicidade e ficamos extasiados com o enredo bem bolado por seus escritores.

Pensando nisso me pergunto por que não existem personagens da realidade com tanto sucesso como os da ficção? Por que os feitos de grandes heróis da bíblia sagrada não figuram na mente de nossas crianças e nas festinhas de aniversário como os da ficção? Algo está errado, precisamos rever nossos conceitos.
Quando criança participava dos “Cultinhos infantis”. Lá as tias nos mostravam gravuras, simples, dos personagens bíblicos que narram verdadeiras histórias. Trago na memória boas e más histórias que sempre nos levavam a refletir sobre o certo e o errado. Meu caráter foi forjado com a realidade pintada, naquele período de minha vida, de uma forma lúdica, mas com responsabilidade.


Ainda não tenho filhos, mas gostaria de poder levar, quando tê-los, a lugares que falem de histórias engraçadas com base na realidade com valores morais, éticos e duradouros. Assistir a filmes com personagens bíblicos em alto padrão como vemos os personagens da ficção atualmente.

Gostaria de poder chegar a casas de festas e encomendar temas de aniversários com os personagens da realidade. Por exemplo meu filho poderia pedir que o tema de sua festinha fosse decorado com as imagens do Apóstolo Paulo, quem sabe também com o Bom Samaritano, talvez o guerreiro Davi, Daniel vitorioso na cova dos leões, enfim, personagens reais de verdadeiro sucesso. Para as meninas poderia ser decorada com a personagem Rute, Ana, Maria e tantas outras que nos deram grandes lições de vida. Faria a festa da criançada e ainda influenciaria gerações.

Ainda dá tempo de rever nossos conceitos. Podemos criar esses personagens. Podemos mudar a história. Sonho com esse momento em que os filhos de crentes e até de nossos amigos não evangélicos chegarão para seus pais e dirão: “Papai quero que minha festinha tenha vários brinquedos e bonecos do Rei Davi. Mamãe na minha festinha não pode faltar àquele grande banner da Tia Rute e também bonecas da Mãe Ana”.

Parece estranho tudo isso, mas nós é que estamos deixando o mundo influenciar nossas crianças com personagens malignos e não fazemos nada para mudar a situação. Por isso chegamos a festinha de crentes onde a figura do “Bem 10”, as “Princesas” e demais figuras engraçadas da mídia que nada contribuem para o crescimento sadio dos pequeninos.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”, diz a bíblia sagrada em Romanos capítulo 12 e verso 02.

É por isso que tenho esperança de ver filmes, temas de festividades, brinquedos e jogos educativos com personagens bíblicos espalhados por todo o planeta levando uma mensagem sadia a nossas crianças.

Jesiel Jeronimo, Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário