sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Uma garrafa PET vale um bilhete do metrô em Pequim


MetroPequimPet
Por: Igor Leal
Fonte: Ambientalistas em Rede
Em uma das grandes metrópoles do país mais populoso do mundo surgiu uma grande ideia que aborda duas grandes problemáticas ambientais e propõe uma solução inteligente para mitigá-las.
A capital chinesa é a 9ª colocada no ranking de cidades com maior número de habitantes do mundo e vem sofrendo constantemente com a poluição do ar devido ao nível de emissões de carbono geradas por seu sistema social de larga escala. Consequentemente, com essa quantidade de pessoas e a falta de espaço físico, a cidade também sofre com a acumulação e destinação de lixo e um trânsito sufocante, ambos contribuindo com o aumento da poluição do ar da cidade.
Para remediar e diminuir boa parte desses problemas, surgiu uma ideia inovadora e de muita importância. Foram instalados em duas estações de metrô, coletores de garrafas feitas de PET, que ao serem inseridas nessas máquinas, são trocadas por bilhetes de passagem. Os bilhetes emitidos variam de acordo com o tamanho e a quantidade de garrafas inseridas. Por exemplo: Se uma pessoa inserir 15 garrafas plásticas recebe um bilhete que dá direito a usar todas as linhas e estações disponíveis.
A iniciativa tem o objetivo de reduzir o número de resíduos plásticos no ambiente, diminuir os índices de poluição da cidade, tornar o trânsito menos caótico e ainda conscientizar as pessoas para que adotem práticas mais sustentáveis. Esperamos que a “ideia pegue” e apareça logo logo aqui no Brasil.
Fonte: http://www.ambientemelhor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário