quinta-feira, 5 de maio de 2016

Parente do presidente Café Filho é pré-candidato a vereador em Colombo

Jurandi Júnior é bisneto do pastor Manoel Jerônimo, um dos fundadores da igreja Assembleia de Deus no Paraná. O presidente João Café Filho é primo-irmão do pastor Manoel Jerônimo. 




Jurandi Júnior e sua esposa  Elaine Fabryne em evento da convenção de pastores da Assembleia de Deus no Paraná


Por Jesiel Jeronimo, Jornalista



Nascido em 11 de março de 1979 o pontagrossense (Ponta Grossa-PR), Jurandi Jeronimo da Silva Júnior é filho do faxinalense (Faxinal-PR), Jurandi Jeronimo e da tamandareense (Almirante Tamandaré-PR), Isabel Cristina. Jurandi Júnior segue o histórico paterno e materno. Do lado parteno há raízes políticas e eclesiásticas como o grau de parentesco com o presidente do Brasil, Café Filho e pastor Manoel Jerônimo, um dos fundadores da igreja Assembleia de Deus no Paraná. Do lado materno, raízes políticas. Jurandi Júnior é casado com Elaine Fabryne Almeida e pai de três filhos: Gabrielly, Arthur e Laura Hadassa. Jurandi Júnior é pré-candidato a vereador pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) de Colombo.

Herança paternal eclesiástica
                                                                                         Arquivo
Pastor Manoel Jerônimo em registro histórico como 2º pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus de Faxinal

A Família Jeronimo na década de 1930 surge no Paraná com o pastor Manoel Jeronimo (bisavô), plantando igrejas da Assembleia de Deus em diversos municípios. Um desses é o município de Telêmaco Borba onde o fundador foi homenageado com praça pública em seu nome: Praça pastor Manoel Jeronimo. Além desta cidade também presidiu campos eclesiásticos como Paranaguá, Faxinal, Antonina entre outros e foi braço direito do renomado e honrado pastor José Pimentel de Carvalho em seus primeiros anos na presidência da igreja Assembleia de Deus em Curitiba. O pai Jurandi Jeronimo também presidiu igrejas e plantou igrejas na obra missionária ao longo de 10 anos.

Herança paternal política
                                                                                      Arquivo fotográfico: Memória Rondonense (Harto Viteck)

À esq. presidente João Café Filho em ato inaugural do Palácio
Iguaçu em 1954. Ao seu lado, governador Bento Munhoz da Rocha Netto.

O jornalista, advogado e político brasileiro João Café Filho era primo do pastor Manoel Jeronimo. Na década de 1950 o primeiro presidente evangélico do Brasil Café Filho, vice-presidente, assumiu o comando do país após Getúlio Vargas cometer suicídio. Café Filho foi deputado federal pelo estado do Rio Grande do Norte nos períodos (1935-1937) e (1946-1951); vice-presidente (1951-1954) e presidente por um ano e meio (1954-1955).

Herança maternal política

Didio Santos (avô), pai de Isabel Cristina, foi delegado e político na cidade de Almirante Tamandaré. Por diversas ocasiões atuou como secretário municipal nas décadas de 1930 e 1950. Entre as homenagens recebidas, consta a Rua Didio Santos no centro da cidade.

Perfil eclesiástico

Jurandi Júnior é pastor de igreja há dez anos no campo eclesiástico da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério de Colombo, presidida pelo pastor Edilson Santos Siqueira - onde atua como supervisor regional de três igrejas e membro da diretoria na função de conselheiro fiscal. Antes disso já atuava nos diversos departamentos da instituição desempenhando trabalhos sempre em funções de lideranças como na área Jovem, área musical e área missionária. Seu empenho eclesiástico é digno de reconhecimento ministerial. Atualmente é membro titular da convenção das Assembleias de Deus no Estado do Paraná (CIEADEP), como evangelista, e também reconhecido pela convenção geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Perfil político e profissional

Atendendo a sugestão de amigos, Jurandi Júnior resolve se colocar à disposição de um projeto político denominado Projeto Cidadania Vencer em parceria com o partido PHS Colombo. Esta é a primeira vez que se coloca como pré-candidato a vereador. Seu DNA político e eclesiástico demonstra que tem garra para encarar mais este desafio, caso seja confirmada sua pré-candidatura para o pleito político desse ano.


Sua atuação profissional está na área da construção civil. É projetista e estudante de engenharia civil atuando em inúmeros projetos de potencial construtivo auxiliando engenheiros de médias e grandes incorporadoras e construtoras do Paraná.