sexta-feira, 20 de maio de 2016

Tia Jô é pré-candidata a vereadora em Colombo

Conheça um pouco da história dessa mulher guerreira com atuação na educação infantil dentro e fora das igrejas evangélicas de Colombo e Centro de Educação Infantil em Pinhais.


Tia Jô e seu esposo Elizeu. Líderes de célula realizada em suas casas.


Por Jesiel Jeronimo, Jornalista

Jonatas Lopes Santana, conhecida como Tia Jô, nasceu em Terra Roxa no ano de 1962. Filha de Francisco Garcia Lopes e Jerônima de Jesus Lopes é Colombense desde 1987, moradora do bairro Maracanã. Tia Jô esbanja simpatia e atrai não só a atenção das crianças, mas também de jovens e adultos, que logo nos primeiros minutos de conversa, já se tornam amigos dessa figura singular. Casada com Elizeu Santana, tem uma filha que se chama Rebeca Lopes. Tia Jô é pré-candidata pelo PHS Colombo.

Formação Profissional 

Formada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB), de São Paulo, e Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação de Colombo (FAEC), Tia Jô é Educadora infantil desde 2006 no município de Pinhais onde foi gestora do Centro Municipal de Educação Infantil Vó Charlote (CMEI Vó Charlote) na gestão 2014-2015. Por decisão pessoal, resolveu não concorrer a um novo pleito. A torcida dos colegas não faltou.


Homenagens

Recebendo a homenagem do "Dia do Servidor Público"
O apoio foi tanto que Tia Jô recebeu inúmeras homenagens no período de sua gestão. Entre elas “Dia do Servidor Público”, foi homenageada pela administração municipal da cidade, recebendo a homenagem da própria secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini e também da vereadora Rosa Maria. O CMEI Vó Charlote passou por reestruturação física e administrativa em sua gestão, digna de reconhecimento na área educacional por toda a região metropolitana de Curitiba.


Atuação na Comunidade Evangélica

O reconhecimento como “ Tia Jô” aconteceu em 1998 quando iniciou seus trabalhos a frente de departamentos infantis da Igreja Assembleia de Deus no bairro Jardim Fátima. Tia Jô não apenas cuidava de crianças na hora das reuniões (cultos), matutinos e noturnos dos finais de semana, ela foi além. Tia Jô se tornou Coordenadora do departamento infantil da Igreja Assembleia de Deus – Ministério de Colombo, se mantendo nessa função por 10 anos consecutivos.

A filha Rebeca Lopes sempre acompanhou Tia Jô em seus trabalhos na igreja 
Nesse período liderou grandes eventos envolvendo mais de 40 igrejas; realizou Escolas Bíblicas de Férias (EBF); coordenou a formação de educadores infantis do Curso Ministério Infantil de Colombo (MIC), além de atuar como professora de diversas faixas etárias de crianças. Ela abril caminhos para a continuidade desse trabalho que até hoje revela talentos na área infantil não só nesta igreja, que atualmente conta com 70 prédios, mas influenciou pessoas de toda Colombo em diversas igrejas e sociedade em geral da cidade. Até hoje, inúmeras pessoas a reconhecem na rua e se lembram da infância vivida com a Tia Jô. Ela retribui a atenção com seu sempre simpático sorriso.
O garotinho (1º à dir. da foto) é o jovem Abner Bergman, filho do Maestro Elizeu do Carmo. 
Olha o garotinho  Abner Bergman aí rsrs... cresceu, mas continua cheio de graça kkkk. O outro é o Felipe Soll, seu primo e colega de infância.

Essas crianças já estão na juventude.


Os trabalhos da Tia Jô, na igreja, continuam. Tia Jô exerce liderança de célula (Lar Missionário) junto com seu esposo Elizeu. Semanalmente, recebem em suas casas os amigos novos e antigos para estudarem a Bíblia, cantarem hinos de louvores a Deus e passarem momentos agradáveis de convivência. E claro, nesses encontros também existem crianças para ouvirem seus ricos ensinamentos. 

Novo desafio


Como pré-candidata a vereadora de Colombo, Tia Jô espera poder contribuir com o município na área educacional. Se confirmada sua candidatura irá apresentar projetos de leis que venham de encontro as várias necessidades percebidas nos centros educacionais infantis bem como fiscalizar a administração pública do município em todos os setores da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário