terça-feira, 21 de junho de 2016

Beto Moreira coloca sua experiência política a disposição de Colombo como pré-candidato a vereador


Beto Moreira, pré-candidato a vereador em Colombo
Por Jesiel Jeronimo ,Jornalista

Beto Moreira, nascido em 01 de setembro de 1961, 53 anos, natural de Curitiba-PR, filho de Luiz Carlos e Tereza de Lourdes Moreira, mora em Colombo desde 2007, mas convive no município há mais de 15 anos. É casado com Joelma de Souza Moreira. Beto Moreira, ensino médio completo é pai de sete filhos entre estes o jovem Rafael Moreira, 29 anos (em memória, cabo da polícia militar faleceu em 2011 devido a complicações por infecção em corte na pele). Beto Moreira é pré-candidato a vereador pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) de Colombo.

Beto Moreira cresceu ao lado do pai Luiz Carlos, empresário dono de Postos de Combustíveis. Desde muito cedo convive em meio as pessoas no comercio e na política. Na adolescência teve acesso ao meio político, pois o pai era amigo pessoal da família Lerner e família Losso, tradicionais políticos do Estado do Paraná entre outros. O desejo pela vida pública se intensificou aos 17 anos quando Beto Moreira já participava de campanhas políticas entregando panfletos, coordenando equipes e acompanhando os candidatos em suas agendas pelos diversos palanques eleitorais. Na vida adulta novos rumos políticos foram surgindo.
Beto Moreira (camisa branca) em atuação de campanha política
Vida Cristã – Beto Moreira é neto de um dos fundadores da Igreja Evangélica Quadrangular (IEQ), no Paraná. Pastor Antonio Appel foi o fundador da 8ª IEQ Barreirinha e de outras IEQ’s nos municípios de Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul e Cerro Azul. Em Colombo o Avô de Beto Moreira doou o terreno da Iª IEQ no bairro Maracanã, atualmente pastoreada pelo pastor Mário Pedroso. Nesta denominação Beto Moreira foi membro na 1ª IEQ de Curitiba até 2004.

Assembleia de Deus – Beto Moreira sempre frequentou Colombo, mas a partir de 2007 fixou residência no município e se tornou membro da igreja evangélica Assembleia de Deus – Ministério de Colombo, liderada pelo pastor Edilson Santos Siqueira. Inicialmente congregou no bairro Rio Verde e em 2009 foi empossado 2º dirigente da congregação do Jardim Marambaia. Atualmente congrega no templo sede da denominação no bairro Jardim Fátima. Em Colombo e também na região metropolitana de Curitiba, Beto Moreira já visitou inúmeras igrejas evangélicas a convite de seus pastores para pregar a Palavra de Deus. Além de seus trabalhos como pregador itinerante é líder de célula em treinamento, honroso trabalho de evangelização realizado nas casas semanalmente.

Com a esposa Joelma de Souza Moreira em evento para casais na igreja
Vida Profissional - Ainda jovem foi empresário no ramo de manutenção de equipamentos. O empreendedor Beto Moreira atuou por 10 anos (1987-1997) prestando serviços como mecanógrafo para os bancos Bamerindus e Bradesco. Entre seus trabalhos na iniciativa privada atuou por dois anos como Sindico do Condomínio Toniolo onde também atuou como presidente do conselho consultivo e fiscal por três anos. 

Poder Público - Em 1997, aos 35 anos, buscou capacitação política. Na ocasião participou do curso Formação Política para Dirigentes Municipais pelo Instituto Teotônio Villela. Nos dois anos seguintes (1998 e 1999) foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná. Sua ligação com a política agora se intensifica ainda mais ao exercer funções públicas diretamente no Poder Legislativo Estadual. Entre 2000 e 2006 voltou a iniciativa privada para a prestação de serviços de manutenção de escritórios e limpeza comercial, mas manteve atuação política. 

A trajetória política de Beto Moreira o levou novamente para a vida pública. Em 2006 e 2007 foi chefe de gabinete na Câmara Municipal de Curitiba. Este foi um novo período de prática para sua atuação na vida pública intercalada com a iniciativa privada. No de 2008 e 2012 foi candidato a vereador, períodos que lhe renderam mais experiências que vieram somar à sua trajetória política.

Homenagem recebida da Câmara Municipal de Curitiba
Homenagens - Sua firme atuação política foi reconhecida pelos poderes legislativos municipal e estadual. Em 2006 a Câmara Municipal de Curitiba lhe prestou votos de louvor e congratulações por serviços em favor da comunidade e incentivo ao exercício da cidadania e fraternidade.  Na ALEP - Assembleia Legislativa do Estado do Paraná recebeu honraria de mérito Personalidade Empreendedora do Paraná em sua 14ª edição no ano de 2008. A referida premiação na ALEP tem a parceria da FOTRAPAR – Fundação Força Trabalhista do Paraná e a UNAECIC – União das Associações de Empregados das Cidades Industriais do Estado do Paraná por ocasião de homenagem ao trabalhador em comemoração ao 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho.
Homenagem recebida da Assembleia Legislativa do Paraná
Atuação comunitária - Sempre preocupado em fazer o bem ao próximo e atento aos interesses da coletividade, Beto Moreira, por 06 anos, foi presidente da associação de pais e alunos da Escola Estadual Vila Macedo em Curitiba. Também na Vila Macedo foi presidente da Associação de Bairro por 02 anos.  Essa experiência contabilizou para Beto Moreira, conhecimento sobre os anseios dos moradores das cidades no contexto de vilas, jardins e bairros.

Candidatura - Se confirmada sua candidatura a vereador, Beto Moreira quer colocar toda sua vivência política à disposição do município de Colombo. Em visitas aos bairros da cidade ele percebe que o esporte, saneamento básico, infraestrutura entre outras questões de responsabilidade do poder executivo, precisam de melhorias. Por exemplo Beto Moreira cita manutenção de academias ao Ar Livre; limpeza/capinagem dos espaços públicos; manutenção dos pontos de ônibus, etc. Como fiscalizador do poder executivo Beto Moreira tem ideias para elaboração de projetos de lei que irão de encontro as necessidades percebidas na área urbana e rural do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário