segunda-feira, 27 de junho de 2016

Conheça o tijolo feito com bituca de cigarro

Pesquisadores australianos misturaram a ponta do cigarro na argila antes da queima e conseguiram reduzir o consumo de energia em até 58%



Pesquisadores australianos, da RMIT University, desenvolveram um tijolo feito com bituca de cigarro. Foto: RMIT University / Divulgação
Todos os anos trilhões de cigarros são queimados e suas bitucas poluem cidades no mundo inteiro. Atentos a esse problema, pesquisadores do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT University) desenvolveram uma técnica para fazer tijolos a partir deste lixo.

Liderada por Abbas Mohajerani, a equipe concluiu que incluir um porcento de uma massa vinda do que sobra dos cigarros na argila do tijolo poderia equilibrar a poluição e, ao mesmo tempo, dar origem a tijolos mais leves e eficientes.

O lixo do cigarro é um dos principais problemas ambientais do mundo. Metais como arsênio, cromo, níquel e cádmio são liberados no solo e rios quando não se tem uma gestão correta do material.
De acordo com Mohajerani, “cerca de 6 trilhões de cigarros são produzidos todos os anos, gerando 1,2 milhões de toneladas de bitucas de cigarro.” Uma projeção feita pelos pesquisadores, apontou que o número deve aumentar em mais de 50% até 2025.
Abbas Mohajerani liderou grupo que desenvolveu tijolo feito com bitucas de cigarro.
Foto: RMIT University / Divulgação
Produtos mais eficientes
Os benefícios ambientais ficaram evidentes, mas os pesquisadores perceberam que havia um ganho na performance dos tijolos. O consumo de energia necessário para o processo de queima era reduzido em até 58%.
Os tijolos prontos mantém as mesmas propriedades estruturais dos tijolos normais, mas são mais leves e têm melhores características de isolamento. “O processo de queima mantém os poluentes dentro dos tijolos, impedindo que se espalhem pelo meio ambiente”, garante Mohajerani.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário