quarta-feira, 29 de junho de 2016

Os 10 estados brasileiros que lideram a produção de energia em casa

Como incentivo à geração distribuída, maioria dos estados brasileiros isentou a produção caseira de energia de ICMS; Paraná não é um deles


No telhado ou no quintal de casa, produzir a própria energia elétrica deixou ser uma tendência para se tornar realidade no Brasil. Prova disso é o avanço dos sistemas caseiros. O número de conexões de geração distribuída saltou de apenas três sistemas, em dezembro de 2012, para 3.565, em maio deste ano – 98% deste total são conexões de energia fotovoltaica.
Para este ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) projeta um crescimento de 800% no número de novas conexões de geração distribuída, que abrange todas as fontes renováveis de energia, como a solar, biomassa, eólica e até mesmo a hidráulica. Até 2024, mais de 1 milhão de consumidores passarão a produzir a própria energia, segundo a agência.

ICMS

Ao todo, são 29.744 kW de capacidade instalada doméstica, com 70% desse total concentrados nas regiões Sul e Sudeste. Dos 10 estados que lideram a instalação de sistemas mini ou microgeração de energia no país, apenas três não aderiram à isenção de ICMS para a energia produzida em casa. O Paraná não é um deles.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário