quarta-feira, 13 de julho de 2016

Elizabeth II recebe Theresa May e a oficializa como nova premiê

A nova líder do Partido Conservador tem a missão de conduzir o processo de Brexit. A premiê terá hoje uma reunião com as áreas de Segurança e Inteligência

Rainha Elizabeth II recebe Theresa May para uma audiência no Palácio de Buckingham em Londres - 13/07/2016 (Dominic Lipinski/Reuters)
A líder do Partido Conservador britânico, Theresa May, foi recebida nesta quarta-feira no palácio de Buckingham pela rainha Elizabeth II e autorizada a formar governo como nova primeira-ministra do Reino Unido. May, a segunda mulher à frente do governo na história britânica, entrou no palácio pouco depois de David Cameron apresentar à soberana sua renúncia como primeiro-ministro.
A nova chefe do governo, que foi ao palácio de Buckingham acompanhada de seu marido, Philip John May, antecipou que não tem intenção de ativar, pelo menos até o final do ano, o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que inicia a contagem regressiva de dois anos para tornar efetiva a saída da UE. A sucessora de Cameron descartou que tenha a intenção de convocar eleições gerais antes do término oficial do mandato, em 2020, apesar dos pedidos de partidos da oposição neste sentido.
Até agora titular de Interior, May foi proclamada líder tory na segunda-feira após uma escolha entre o grupo parlamentar, depois que Cameron anunciou em 24 de junho sua intenção de renunciar pela vitória do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), no referendo sobre o bloco comum. May, de 59 anos, será a 13ª primeira-ministra do reinado de Elizabeth II desde sua chegada ao trono em 1952. Na história britânica ela a segunda mulher a assumir a chefia de governo, depois de Margaret Thatcher (1979 – 1990).
Como estabelece o protocolo, o palácio anunciou a chamada Circular da Corte, uma formalidade que se traduz em um aperto de mãos entre a rainha e May, e com a qual fica registrado que o Reino Unido tem um novo chefe do governo. Espera-se que uma vez em Downing Street, ao voltar do palácio, May pronuncie algumas palavras antes de entrar na residência oficial para começar a nomear seus principais ministros. Ao deixar hoje Downing Street, Cameron disse que Theresa May fornecerá a liderança “forte” e “estável” que o país necessita.
A primeira-ministra número 76 do Reino Unido terá hoje à tarde uma reunião com os responsáveis pelas áreas de Segurança e Inteligência do país, e espera-se que designe os titulares de alguns dos ministérios mais importantes do governo.  A nova premiê foi nomeada na segunda-feira como líder da legenda depois que sua única concorrente após uma segunda rodada de votação no processo interno, Andrea Leadsom, desistiu de continuar na disputa. Essa decisão de Leadson permitiu a May assumir as rédeas do partido e do governo sem necessidade de se submeter a eleições internas entre os 150.000 filiados do partido, como estava previsto.
Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário